Prefeitura de Várzea da Palma investe em captação de água pluvial

Publicado em: 26/05/2015 18:35

ASCOM VZP/ERIC LAGE A impermeabilização do solo é uma consequência da urbanização. Para amenizar esse efeito, a Prefeitura de Várzea da Palma está investindo no manejo de águas pluviais e em ações de controle do escoamento superficial da água das chuvas. A Avenida Maximiliano Gaidzinsk estava em estado de calamidade pública, com o asfalto deteriorado pelo tempo e pelo tráfego pesado de caminhões que por ali transitavam. Além de que, nos períodos chuvosos, outro problema assolava a população , os constantes alagamentos pela falta de captação de água pluvial. Foi retirado o asfalto deteriorado pelo tempo e substituído por um asfalto mais resistente, pois a Avenida Maximiliano Gaidzinski é uma via de acesso à Praça de Eventos, onde se realiza o tradicional Forró da Palma. E essa obra não poderia estar sendo feita sem a realização do sistema de captação de água pluvial. Pensando nesse prisma que a Prefeitura de Várzea da Palma está implantando manilhas e bueiros para escoamento das águas pluviais, obra esta de grande importância, pois haverá uma redução dos alagamentos em períodos de chuva. Outra novidade que a administração do prefeito Eduardo Monteiro de Morais trouxe é o sistema de captação de águas pluviais ecológico que além de captar as águas das chuvas alimenta o lençol freático e evita inundações e alagamentos. A Prefeitura está construindo diversas unidades de captação de água sustentável em pontos onde há alagamentos em nossas cidades. As unidades recebem água da enxurrada através de tubos de PVC de 100 mm, que captam a água até um reservatório igual uma fossa que tem capacidade média de armazenamento de até 3.400 litros de água, que infiltra pelas laterais e pela parte inferior, no subsolo, abastecendo o lençol freático. A estimativa da Prefeitura de Várzea da Palma é que, com essas medidas sejam reduzidos drasticamente os pontos de alagamentos durante os períodos de grandes chuvas. O Prefeito Eduardo Monteiro, disse estar confiante com a realização dessas medidas de captação de água pluvial, pois é um alento aos moradores que sofrem com estas situações.