Secretaria de Meio Ambiente iniciará Plano de Manejo da APA (Área de Preservação Ambiental) Serra do Cabral.

 

Publicado em: 26/11/2019 08:45

Whatsapp

 

Secretaria de Meio Ambiente iniciará Plano de Manejo da APA (Área de Preservação Ambiental) Serra do Cabral.

Em reunião realizada na Secretaria Municipal de Educação no dia 31 de outubro, foi apresentada para o público presente a Empresa MYR Projetos Sustentáveis, contratada pelo município após vencer processo licitatório para realizar o Plano de Manejo da APA (Área de Preservação Ambiental) Serra do Cabral. A reunião contou com vários convidados, entre eles representante do Legislativo Municipal, Comitê de Bacia Hidrográfica, Sub Comitê de Guaicuí, IEF, Emater, Banco do Nordeste e Codema.
O representante da MYR, o Biólogo Tiago Igor, apresentou a equipe de trabalho e falou como será o inicio do projeto de desenvolvimento do Plano de Manejo. Inicialmente a equipe esteve na Serra do Cabral realizando uma análise do Bioma do local, para um prognostico da biodiversidade e conhecer os moradores da região.
O Gestor de Meio Ambiente Valdeoclides Ferreira aponta que uma das dificuldades que os técnicos irão enfrentar será em relação aos limites do zoneamento da área da Serra do Cabral, pois devido à vasta extensão territorial do local será demandado um estudo mais detalhado, uma vez que a APA (Área de Preservação Ambiental) está confrontante com várias propriedades circunvizinhas e áreas pertencentes a outros limites de cidades como Lassance, Francisco Dumont e Joaquim Felício.
De acordo com o Gestor de Meio Ambiente, a expectativa é que após a conclusão do Plano de Manejo, aconteça um grande avanço no Desenvolvimento Sustentável e a Biodiversidade do nosso Bioma, com programas de sustentabilidade, preservação e Educação Ambiental para os moradores que compõe o ciclo Serra do Cabral, além do fortalecimento do Turismo Ecológico de nossa cidade, através de trilhas e passeios ecológicos; incentivos fiscais para o turismo local. “Tudo isso será possível a partir da criação do Parque Municipal Serra do Cabral de Várzea da Palma”, finaliza Ferreira.


Imagens