Trabalhadores devem aderir à carteira de trabalho digital.

 

Publicado em: 02/03/2020 08:07 | Fonte/Agência: ASCOM

Whatsapp

 

   A nova norma para emissão da Carteira de Trabalho entrou em vigor,a e passa a ser digital, por determinação do Ministério do Trabalho.

   A mudança deve assegurar facilidades para os trabalhadores e empregados, com a redução da burocracia e custos, de acordo com a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia. Durante a contratação, o empregado não precisará mais apresentar a carteira em papel, bastará informar o CPF ao empregador e o registro será realizado de forma digital.
Cada trabalhador precisará habilitar o documento, com a criação de uma conta de acesso no endereço específico. As empresas que já usam o “eSocial poderão contratar seus funcionários sem a necessidade de exigir o documento físico. Com as novas regras, as anotações que ficavam anteriormente na Carteira de Trabalho física, passam a ser todas digitais. O trabalhador poderá acompanhar suas anotações, utilizando o aplicativo que foi desenvolvido para celulares nas versões IOs e Android.

   Tire algumas dúvidas no link de perguntas e respostas do Ministério do Trabalho:
https://play.google.com/store/apps/details…

Passo a Passo .

1º passo: entre na Play Store;
2º passo: procure pelo aplicativo e selecione o mesmo;
3º passo: instale o app (é necessário ter espaço no celular);
4º passo: abra o aplicativo e digite seu cpf no campo que solicitar (caso não entre, desce para a aba de cadastrar);
5º passo: faça o cadastro preenchendo as informações e respondendo as perguntas e em breve você terá sua Carteira de Trabalho Digital.

   Para mais informações o interessado deverá procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social ou ligar no número 3731- 3517