AÇÕES REALIZADAS E ORIENTAÇÕES AOS MOTORISTAS, PACIENTES E AGENTES DE VIAGEM NO COMBATE À COVID-19

 

Publicado em: 26/05/2020 07:59

Whatsapp

 

AÇÕES REALIZADAS E ORIENTAÇÕES AOS MOTORISTAS, PACIENTES E AGENTES DE VIAGEM NO COMBATE À COVID-19

O município está sempre buscando a melhor forma de conter a disseminação do vírus.

Devido ao atual momento em que o país se encontra e pensando na proteção dos pacientes e funcionários, tornou-se necessária a realização de algumas adequações ao setor de transporte da saúde. Para isso, foram realizadas reuniões com orientações sobre as medidas preventivas para os serviços e transportes públicos de pacientes em hemodiálise, oncologia, funcionários e dos usuários como um todo.
Os pacientes com suspeita de Covid-19 são transportados para atendimento em salas especificas de isolamento para realizar atendimento e acolhimento, bem como sala de isolamento respiratório que foi estruturada com ventilador pulmonar, bomba de infusão, monitor cardíaco, carrinho de emergência com todo seu suprimento para pacientes que chegarem com situação de emergência pela contaminação pelo vírus. Os motoristas fazem o transporte adequado dos profissionais de saúde em monitoramento de pacientes com suspeita do novo Coronavírus, prestando todo apoio e participando da linha de frente no combate à doença.
Ações como a correta higienização das mãos estão sendo realizadas. Todos estão cientes quanto à prevenção no momento de tosse ou espirros, onde se deve cobrir o nariz e a boca, evitando tocar as mucosas da boca, nariz e olhos. Pacientes e acompanhantes são sempre orientados quanto à obrigatoriedade do uso da máscara durante todo percurso, tanto aqueles que apresentarem sintomas gripais, quanto aqueles que não apresentem quaisquer sintomas a fim de serem resguardados.
Os veículos de transporte têm a disponibilidade de materiais necessários para a prevenção e higienização dos mesmos, contendo EPI’s como luvas descartáveis, álcool em gel ou líquido a 70% para a higiene das mãos antes e depois que entrarem no veiculo. A Agente de Saúde faz a correta averiguação da situação dos pacientes e presta toda informação necessária aos mesmos antes de seguirem viagem.
Com relação à limpeza e desinfecção dos veículos, incluindo maçanetas, vidros e demais superfícies com as quais os pacientes tenham contato, está sendo realizada diariamente a correta limpeza e assepsia interna e externa do teto ao piso com atenção e cuidado, utilizando ainda bomba de pulverização seguindo as normas e decretos exigidos pela Secretaria do Estado de Saúde e Organização Mundial de Saúde. Os veículos permanecem ventilados, mantendo as janelas abertas para aumentar a troca de ar durante o transporte.
Foram confeccionadas capas de encosto para os micro-ônibus, demarcando a correta separação dos pacientes e profissionais visando maior proteção dos mesmos. Os motoristas condutores dos veículos que realizam o transporte de pacientes com suspeita de Covid-19, recebem todos EPI’s necessários como toucas, luvas e uma vestimenta especial que é descartada e queimada em local isolado após seu uso.

Essas medidas visam evitar ou reduzir ao máximo o alastramento do novo coronavírus.


Imagens