Momento de Reflexão e Lazer mobilizam Jovens e Adolescentes de Várzea da Palma no evento “Conversa com a Galera”.

 

Publicado em: 24/10/2019 11:55 | Fonte/Agência: ASCOM

Whatsapp

 

A Prefeitura de Várzea da Palma junto ao UNICEF e Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) realizaram nos dias 27 e 28 de setembro o evento “Conversa com a Galera”, um momento de lazer e reflexão sobre assuntos de interesse dos adolescentes. Foram abordados diversos temas como, cidadania, política, sexualidade, afetos, saúde dos adolescentes, eleitor do futuro e setembro amarelo.
O evento contou com a participação das Secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, Equipe Multisetorial do Selo UNICEF, Escolas Estaduais Joseph Hein e Tancredo de Almeida Neves, Cartório Eleitoral e Polícia Militar.
Os participantes tiveram a oportunidade de dialogar com profissionais das áreas de saúde e do cartório eleitoral do município, os quais buscaram esclarecer e problematizar diversas questões de interesses sociais, políticos de saúde pública.
A equipe da 310ª Zona Eleitoral de Várzea da Palma apresentou o projeto “Eleitor do futuro”, que em linhas gerais, consiste em levar aos jovens algumas noções básicas da importância da política na construção e consolidação da cidadania a partir da participação ativa da população no exercício do voto consciente.
No dia seguinte, 28/09, sábado, a 310ª Zona Eleitoral de Várzea da Palma disponibilizou na Praça de Eventos, sua equipe de servidores para realizar os registros eleitorais dos adolescentes e a população em geral.
A Secretaria de Saúde junto à Secretaria de Desenvolvimento Social do município levaram uma equipe multidisciplinar dos seus quadros de profissionais os quais buscaram dialogar com os meninos e meninas questões relativas à saúde física e emocional peculiar as baixas etárias daquele público.
Os temas tratados tiveram o objetivo de esclarecer e alertar os adolescentes sobre assuntos os quais eles são protagonistas como: educação sexual e sexualidade, afeto, cuidado consigo e com os outros, depressão e autoextermínio.
E sobre este último tema, foco da campanha “setembro amarelo”, o NUCA de Várzea da Palma, visando alertar o público para o problema, apresentou um trabalho cênico, chamando atenção para certos elementos comuns no ambiente social os quais encontram-se nas origens motivadoras do da auto mutilação e do autoextermínio.
Foi oferecido ao público também, após as rodas de conversa, um espaço voltado a descontração com música e um Dj destinado aos adolescentes e aos participantes da feirinha.
O evento transcorreu na mais perfeita ordem contando com a ativa participação da Polícia Militar, que além do suporte da segurança pública envolveram-se prontamente nos diálogo das rodas de conversas.
A organização do evento merece também ser evidenciada pelo ótimo trabalho realizado em equipe em toda sua dimensão de planejamento e execução das diversas atividades que vão desde a lindeza cuidadosa, passando pela montagem e preparo do espaço, dos alimentos até a finalização organizada.
Agradecemos a todos os envolvidos na elaboração do evento bem como a paciência e participação do público.