MUNICÍPIO DE VÁRZEA DA PALMA PREPARA AS UNIDADES DE SAÚDE COM ESTRUTURAS ESPECÍFICAS PARA ATENDER PACIENTES COM SUSPEITA

 

Publicado em: 05/05/2020 12:05

Whatsapp

 

MUNICÍPIO DE VÁRZEA DA PALMA PREPARA AS UNIDADES DE SAÚDE COM ESTRUTURAS ESPECÍFICAS PARA ATENDER PACIENTES COM SUSPEITA DE COVID-19.

Várzea da Palma não tem nenhum caso confirmado do novo coronavírus. Mesmo assim, preventivamente, a Prefeitura adotou uma série de medidas para evitar a propagação do vírus. Por meio da Secretaria de Saúde, disponibilizou nas últimas semanas, uma estrutura específica nas Unidades de Saúde para atender os pacientes com suspeita de COVID-19.
As Unidades passaram por adequações, onde cada Acolher possui uma sala específica de isolamento para realizar o acolhimento e atendimento aos pacientes suspeitos do novo Coronavírus. Tais medidas foram implementadas para que o atendimento ocorra de forma adequada e em tempo oportuno, buscando evitar o agravamento dos casos.
No Hospital e Pronto Socorro Municipal foi estruturada uma SALA DE ISOLAMENTO RESPIRATÓRIO específica para a COVID-19, que atenderá pacientes suspeitos da doença. A sala conta com equipamentos novos de emergência como ventilador pulmonar, bomba de infusão, monitor cardíaco, carrinho de emergência com todo o seu suprimento, dentre outros.
Quando um paciente der entrada no Pronto Socorro com suspeita de Coronavírus, este será encaminhado para a Sala de Isolamento Respiratório e receberá assistência de uma equipe devidamente capacitada.
Aqueles pacientes que apresentarem SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) serão transferidos para o Centro de Referência Especializado (Fundação Hospitalar Moisés Magalhães Freire - FHMMF), seguindo o fluxo do Plano Macrorregional.
Em casos leves, que não houver necessidade de internação, os pacientes ficarão isolados em domicílio, acompanhados pela equipe da Atenção Básica do Município.
Todas as Unidades Básicas de Saúde (Acolher) e o Hospital e Pronto Socorro Municipal, apresentam profissionais devidamente capacitados para orientar e atender os pacientes com sintomas Gripais e/ou com suspeita de Coronavírus, seguindo os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Estado de Saúde (SES).

A Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado para aprimorar a sua estrutura, para enfrentar um cenário de agravamento. “Temos nos esforçado para buscar recursos e parcerias, a fim de evitar a propagação do Coronavírus no nosso município”, declarou a Secretária de Saúde, Viviane G. Carneiro.
As medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde, quando adotadas em conjunto, potencializam os efeitos da proteção contra a COVID-19. A participação de todos é extremamente importante para interrupção da cadeia de transmissão do novo Coronavírus.

A Secretária de Saúde ressalta ainda que os atendimentos de urgência e emergência de rotina do complexo hospitalar continuam funcionando normalmente para casos que necessitem de internação ou observação.