CAPS PROMOVE CAMINHADA PARA MOBILIZAR CONTRA O SUICÍDIO.

 

Publicado em: 14/09/2021 07:27

Whatsapp

 

CAPS PROMOVE CAMINHADA PARA MOBILIZAR CONTRA O SUICÍDIO.

“Setembro amarelo, se tem vida, tem jeito.”

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), em parceria com as Unidades Básicas de Saúde realizou nesta sexta-feira, 10 de setembro, dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, uma caminhada de mobilização social, com o objetivo de conscientizar sobre as formas de prevenção ao suicídio.

Setembro é o mês dedicado à prevenção ao suicídio, chamado de Setembro Amarelo. O suicídio ainda é considerando um tabu, infelizmente, mas é preciso desmistificar isso. Muitas pessoas estão sofrendo e tentando sozinhas lidar com sentimentos autodestrutivos, elas podem concluir que nada, nem ninguém possam de fato ajudá-las, sentem que ninguém oferta o devido valor a sua dor, ignorando e julgando. É preciso buscar ajuda e não reforçar julgamentos de que é frescura, drama, falta de fé, falta do que fazer...

O sentindo pertence a quem de fato sente a própria dor. E esse tipo de julgamento não ajuda. O fato de pensar autodestrutivamente traz para a pessoa, vergonha, culpa e sensação de impotência. Na verdade, elas não estão conseguindo lidar com a própria aquisição de sofrimento, o que leva a pensar em desistir. Estas pessoas precisam de suporte, de rede de apoio, ajuda da família e serviços que possam auxiliá-las.

É preciso compreender o sofrimento alheio, e ser um agente transformador, fazer uma reconciliação com a própria vida, encontrar meios possíveis de resolver situações complexas, sem se autodestruir.

Há uma saída, há uma luz. Não sinta vergonha e culpa por tanta dor; tudo pode ser resolver com acolhimento do bem, sem julgamentos, sem críticas, sem preconceitos. Uma escuta acolhedora junto a você.

Procure ajuda de profissionais de saúde.

Procure a unidade de saúde de seu bairro, procure o CAPS, porque não escolhemos situações, mas escolhemos o que fazer com elas.