2º Encontro de Folias

Publicado em: 05/10/2021 11:25 | Fonte/Agência: https://www.facebook.com/prefeituradevarzeadapalma

A manhã do dia 03 de outubro foi tomada por cores e sons!

A Prefeitura de Várzea da Palma e o Setor Cultural promoveram o 2º Encontro de Folias, com edição virtual. O evento foi realizado na Escola Municipal Quintiliana Lúcia Vieira, no bairro Pedras Grandes e transmitido em formato de live pelo Youtube. A festividade contou com a participação dos Grupos:

Folia de Lassance;

Folia do Tamboril;

Folia do Caiçara;

Folia da Piedade;

Folia de Morada Nova e

Folia das Covancas.

O evento iniciou às 10:00hs com uma benção conduzida pelo ministro da eucaristia, Edgar. Em seguida, a abertura oficial com convidados especiais: Cleonice, Secretária de Educação e Tia Vilma, vice-prefeita. Passando para o início do encontro de folias e por volta das 11:00hs, uma pausa para o almoço, seguindo com a apresentação das folias. Para encerrar, show com Eli e Heleno Delmário.

A folia é uma manifestação cultural brasileira com traços europeus e africanos. A Folia de São Sebastião Glorioso Mártir é formada por um grupo de cantadores, músicos e foliões que percorrem casas, propriedades rurais e vilarejos da cidade, sempre em posse da bandeira que homenageia o santo, entre os dias 14 e 20 de janeiro.

O evento foi organizado por Eva Soares de Oliveira da Casa de Cultura. Segundo ela, "o encontro proporciona condições para a continuidade das atividades dos grupos, incentivando que a família esteja incluída nos festejos da folia".

O encontro foi um grande sucesso e contribuiu para a valorização cultural e histórica dos grupos de folia da cidade e região.