PROFISSIONAIS DE SAÚDE PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE MANEJO AOS PACIENTES OSTOMIZADOS.

 

Publicado em: 18/11/2021 09:26

Whatsapp

 

PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE VÁRZEA DA PALMA PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE MANEJO AOS PACIENTES OSTOMIZADOS.

      Os Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde, do município de Várzea da Palma, e Referência Técnica em Ostomia estiveram presentes no CEPS (Centro de Educação Permanente), em Pirapora, na quarta-feira (17/11), onde foram capacitados juntamente com outros Enfermeiros e Referências Técnicas dos municípios da microrregião sobre manejo aos pacientes ostomizados.

            Dentre os temas abordados, foram apresentados o fluxograma do Serviço de Atenção à Saúde da Pessoa Ostomizada (SASPO) e as Práticas na Assistência ao Paciente Ostomizado - troca de bolsas e reconhecimento dos modelos existentes.

        O paciente Ostomizado utiliza um estoma, que é um caminho alternativo, um orifício de comunicação com o meio exterior, para eliminar a urina ou as fezes. É um procedimento que promove a qualidade de vida do paciente.

        Os estomas podem estar relacionados ao sistema urinário, digestivo, respiratório e de alimentação. Nos casos de estomia digestivo e urinário, o paciente utiliza uma bolsa coletora diretamente ligada ao intestino grosso ou delgado para a eliminação de fezes ou urina. 

       O Dia Nacional dos Ostomizados é celebrado em 16/11, tem o objetivo de divulgar informações que contribuam para combater o preconceito contra as pessoas que utilizam o procedimento da estomia.


Imagens