SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA A 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL

 

Publicado em: 26/04/2022 07:40 | Fonte/Agência: ascom palma

Whatsapp

 

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA A 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL

No dia 19/04, a Prefeitura de Várzea da Palma, através da Secretaria de Saúde, promoveu a 1ª Conferência Municipal de Saúde de Mental, com o tema: “A política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS.”

O encontro reuniu profissionais da saúde e usuários dos serviços de saúde mental, com o objetivo de definir propostas que possam contribuir com o debate dos demais entes federados no processo de revisão e fortalecimento da política de Saúde Mental.

O prefeito Eduardo Monteiro de Abreu destacou a importância desse encontro para o município, pois contribui para o engajamento da atenção psicossocial, sendo um momento de reflexão e cuidado.

Estiveram presentes a Vice-prefeita, Vilma Maria; a Promotora de Justiça, Aline Silva Barros; a Delegada de Polícia, Mireli Lea Mafra; a Secretária de Educação, Cleonice Cardoso dos Santos; o Secretário de Saúde, Ronaldo Soares Campelo; o Secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Henrique dos Santos; A Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Social, Angelina Azevedo, a Secretaria Adjunta de Saúde, Eliane Almeida; a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carla Moreira Lopes, a Coordenadora de Saúde Mental, Maria da Luz Gonçalves Santos; o Psicólogo, Cláudio Antônio Barreiros; a Psicóloga, Leisenir de Oliveira; além de servidores municipais.

Conferência

A cerimônia de abertura contou com apresentação cultural dos pacientes do CAPS. Seguida da palestra com o médico Roberto Tykanori com o tema: “A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantias dos serviços da atenção psicossocial no SUS. Seguindo a programação, foram realizadas palestras sobre os eixos temáticos, realização de discussões e trabalhos em grupos, para o levantamento das propostas e eleição dos delegados para a etapa nacional e plenária final com a aprovação das propostas. O encerramento da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental contou com a apresentação cultural da Banda de Música José Evangelista.