MUNICÍPIO DE VÁRZEA DA PALMA CAPACITOU PROFISSIONAIS DA REDE DE SAÚDE SOBRE OS CUIDADOS À PESSOA OSTOMIZADA

 

Publicado em: 23/05/2022 08:40

Whatsapp

 

A Secretaria Municipal de Saúde, pensando em melhorar a qualidade da assistência ofertada à população, vem realizando diversas capacitações aos profissionais da saúde.

Na última semana do mês de abril, a equipe da SASPO1 (Serviço de Atenção à pessoa Ostomizada) capacitou enfermeiros, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde sobre o uso correto das bolsas de ostomias, praticando a colocação em manequins.

Essa inciativa é necessário, uma vez que, o número de pessoas estomizadas no município é grande e requer um cuidado especial.

O objetivo do evento foi atualizar os profissionais da rede em saúde, sobre o autocuidado de pessoas com estomias, abordar a prevenção de complicações nas estomias e pele periestomas, mostrar os equipamentos coletores/adjuvantes, aprimorando os cuidados necessários para os atendimentos ofertados aos usuários, por meio dos profissionais da rede.

Segundo o Secretário de Saúde, Ronaldo Soares Campelo, “o cuidado é fundamental com aquelas pessoas que precisam passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura que se chama estoma, que é um caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, auxiliando na respiração ou na alimentação”.


Imagens