SEMANA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA REDE MUNICIPAL VARZEAPALMENSE FOI REALIZADA COM PLENO SUCESSO.

 

Publicado em: 07/06/2022 13:17

Whatsapp

 

            A primeira edição da Semana da Educação em Várzea da Palma foi realizada no período de 28 de maio a 04 de junho 2022, alternando a programação em diferentes espaços da cidade. Ginásio Poliesportivo Professor Darcy Bessone, Escola Municipal “João Monteiro de Morais”, UAITEC (Universidade Aberta Integrada Tecnológica de Minas Gerais) e Praça de Eventos. Com o objetivo de ampliar os conhecimentos e enfatizar pontos temáticos nas diversas áreas do ensino/aprendizagem, a Secretaria de Educação com apoio da Prefeitura Municipal, apresentou ao longo da semana, um conjunto modular de palestras, diálogos e reflexões para Professores, Diretores, Especialistas, Monitores, Auxiliares de Secretaria. Constituiu uma excelente oportunidade para os profissionais agregarem conhecimentos e compartilharem experiências.

 28 de Maio – Contação de história a partir de estratégias motivacionais – Professor Paulo Henrique Fernandes (Belo Horizonte). “Importância da imunização de crianças e trabalhadores da Educação”. Dra. Marina Siqueira (Várzea da Palma). Capacitação para a Educação Especial e mães de alunos com necessidades especiais. Equipe multidisciplinar da Clínica COMVIVER (Montes Claros).

30 de Maio – Gestão Motivacional – Professor Edmar Gomes de Souza – Diretor da Escola Estadual “Joseph Hein”(Várzea da Palma) e Luciene Rocha ( 30ª Superintendência Regional de Ensino-Pirapora).  Atividades técnicas desenvolvidas nas Secretarias Escolares – Professora Carla Cristina Souza Aguiar Lopes (Várzea da Palma) e Cristiare Santos de Almeida (Tutora do Curso de Secretaria do INFNMG) .

31 de Maio – Capacitação em Educação Física – Professor Michel Benfica Coelho (Várzea da Palma). Capacitação em História, Geografia e Patrimônio Histórico enfatizando o Patrimônio local. Professor Eric Fellippe Ribeiro Lage e Álvaro Henrique Gomes da Costa.

1º de Junho – Apresentação do Grupo de Capoeira Ginga da Conquista. Mestre Curió (Várzea da Palma).  “O Eu, o outro e a gente”: Provocações e desafios éticos da Educação do século XXI. Professor Samuel da Silva (NEPIR e FUNAN-Pirapora). Educação Ambiental “Outro Norte”. Pedro Bicalho (CODANORTE- Montes Claros).

02 de Junho – Estratégias e metodologias empregadas nos processos de alfabetização. Professora Haydée Cristina Neves Vieira (Varzeapalmense residente em Brasília-DF). Metodologias das Operações Básicas na Matemática. Professora Tânia Maria dos Santos Freitas (Colégio Destaque – Várzea da Palma).

03 de Junho – Ludicidade na Educação Infantil. Professora Haydée Cristina Neves Vieira (Varzeapalmense residente em Brasília-DF). Ensino de Gênero Textual. Professora Kátia Idalina Correia Santos Neve (Montes Claros). Metodologias das Operações Básicas na Matemática. Professora Tânia Maria dos Santos Freitas (Colégio Destaque – Várzea da Palma).

04 de  Junho – Igualdade Racial na Educação a partir dos objetivos da Lei 10639/2003. Professor Johnisson Xavier Silva ( IFNMG – Pirapora).Literatura Infantil Afrocentrada. Maria do Carmo Ferreira da Costa ( Escritora Madu Costa – Belo Horizonte).

 

“O TRABALHO DO PROFESSOR É O TRABALHO DO PROFESSOR COM OS ALUNOS, E NÃO O TRABALHO DO PROFESSOR CONSIGO MESMO. ”  Paulo Freire.