Turismo

Igreja Bom Jesus de Matozinhos

A Barra do Guaicuí é um distrito de Várzea da Palma, a 800 metros de onde o Rio São Francisco encontra o Rio das Velhas. Um dos “causos” prediletos do personagem é sobre a inacabada igreja de pedras de Bom Jesus de Matozinhos, onde “vingou” uma imponente gameleira no lugar em que deveria existir uma torre.

SÉCULO 17
A igreja começou a ser erguida no século 17. Por algum motivo que ninguém sabe explicar, a obra não foi acabada. Há várias teses e lendas sobre o tema. Uma diz que os operários morreram de malária. Outra sustenta que a construção foi interrompida ao se constatar que o leito do Rio das Velhas, a menos de 10 metros de lá, inundaria o templo em época de enchente.

O templo inacabado é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha). O instituto estadual usou o depoimento de Richard Burton, um viajante que percorreu a região na década de 1860, como parte do conteúdo que justificou o tombamento.

Localização